Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Atualmente a cirurgia por videolaparoscopia já é considerada minimamente invasiva pois é realizada através de pequenas incisões ou cortes. Em breve algumas cirurgias abdominais serão realizadas não mais por 3 ou 4 cortes e sim por uma única incisão no umbigo ou através de orifícios naturais como: vagina, reto ou o próprio estômago. A primeira é chamada de Single Port, pois é realizada por um único corte. A segunda é chamada de NOTES ( Natural Orifice Transluminal Endoscopic Surgery) pois é realizada através de orificios naturais no qual o mais utilizado é a vagina. Neste caso sem corte ou cicatriz no abdome. Entretanto estas duas técnicas ainda não são uma rotina. Descreveremos abaixo com é feito a técnica no dia a dia.
O que é e como é feita:
A cirurgia por videolaparoscopia consiste na introdução de uma microcâmera e pinças através de portais (trocateres)
colocados na cavidade abdominal por meio de pequenas incisões ou punções.
Vantagens e benefícios:
A cirurgia laparoscópica também chamada de minimamente invasiva oferece uma série de vantagens sobre a cirurgia convencional.
Vem sendo aprimorada constantemente com novos aparelhos e pinças resultando em um melhor cuidado ao paciente cirúrgico.
As vantagens da laparoscopia sobre a cirurgia convencional:
Menor dor no pós-operatório;
Menor tempo de internação;
Melhor resultado cosmético, com cicatrizes menores;
Retorno mais rápido às atividades rotineiras;
Menor índice de infecção de ferida cirúrgica;
Praticamente todos os convênios cobrem este tipo de cirurgia e não implica em um custo muito maior.
É possível realizar quase todos os tipos de cirurgia abdominal pelo método laparoscópico sendo considerado um avanço na cirurgia geral e do aparelho digestivo.
Finalmente, a cirurgia laparoscópica não é uma cirurgia experimental. Ela já é realizada e a mais de 20 anos em grandes centros médicos do mundo inteiro.